Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page



ONLINE
7


Partilhe esta Página



 

 

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".  JESUS

(João 7:38)

Primeira Igreja Batista em Tijucal

Tijucal    Av Espigão 997

Cuiabá-MT

78.088-000

e-mail: pibtijucal@hotmail.com 


TRANSBORDANDO DE GRATIDÃO
TRANSBORDANDO DE GRATIDÃO

Tema: Trasbordando de gratidão ou Trabalhando para alcançar Vida Plena!

Texto: Colossenses 2.6-7

ICT: O fundamento da vida plena é o relacionamento com Cristo em fé!

Tese: Entender e caminhar em gratidão potencializa nossa plenitude espiritual.

Objetivo: Doutrinário

OG: Que cada discípulo seja consciente do valor da fé e ande em vitória expressando uma vida de gratidão a obra de Cristo!

 

INTRODUÇÃO

VIDA PLENA SE ALCANÇA DESENVOLVENDO ATITUDES DE GRATIDÃO PELA OBRA DE CRISTO!

O que é vida plena: Vida santa, vida íntegra, vida satisfeita ou simplesmente vida humana! Jesus restaura a vida humana. Vida plena é ser verdadeiramente humano, desfrutando das realidades que Deus criou em nós que o livro de Gênesis resume na seguinte ideia: “imagem e semelhança de Deus”. Fomos criados assim, mas o pecado, tirou-nos esta condição e consciência, defraudou, matou o ser humano! Jesus vem para nos reconduzir a vida plena. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8.32). Nos libertará da escravidão do pecado que cega, que transtorna, que faz sofrer, que faz chorar, que faz reclamar, que faz sermos ingratos.

O pecado nos faz pensar que estamos abandonados! E de fato fomos abandonados quando fomos expulsos do Edem, mas também de fato Cristo nos reconduziu de novo a comunhão com Deus.

Agora precisamos trabalhar para mudar a nossa consciência desta mentira que Satanás continua reafirmando em nós, através da presença do pecado ainda experimentada por nós.

Presença: Presença e Poder gera Culpa, Propósito da carne (Desobediência) = morte

Jesus: Presença e Poder gera Santidade, Propósito (Obediência) = Vida plena.

  1. A vida de gratidão é um dos elementos demonstradores da vivência da vida plena!

  2. Ninguém é completamente grato o tempo todo em todo lugar! Por isso é necessário atentarmos para desenvolvermos uma vida de gratidão!

1) A vida de gratidão não é resultado de sentimento de bem estar, não é resultado do fato de que está tudo muito bom! A vida de gratidão precisa ser desenvolvida, conforme o texto irá nos demonstrar.

2) A vida de gratidão culmina com obediência natural, obediência como estilo de vida.

Não deveríamos nos esforçar para apresentar Jesus aos nossos vizinhos. O nosso estilo de vida recomendaria Jesus, porque naturalmente apresentaria Jesus, não somente com atitudes, mas com explicações surgidas naturalmente. Ou seja, eu apresentaria Jesus com minha atitude e a minha atitude geraria a pregação. É isso que o Apóstolo Pedro vai se referir quando diz:

“Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” (I Pedro 3.15).

Mas como desenvolvermos uma vida de gratidão? Ou como posso trabalhar para alcançar esta plenitude em mim?

CLARO QUE O TEMA É BASTANTE EXTENSO E NÃO PODE SER RESUMIDO EM POUCAS PALAVRAS SIMPLESMENTE, MAS UMA COISA É CERTA, PODE SER RESUMIDO NUMA PESSOA:

JESUS CRISTO, A PLENITUDE DE DEUS (COLOSSENSES 2.2-3)

O texto de Colossenses nos apresenta algumas verdades que precisam ocupar nossa disciplina, nosso trabalho espiritual para alcançarmos uma vida plena ou falando diferente, vivermos em gratidão, em satisfação, em completude... Nada me falta!

Vida plena não é outra coisa senão satisfação, plenitude. Para isso preciso desenvolver uma atitude de gratidão contínua... Preciso crescer em gratidão.

Para desenvolver uma vida plena preciso desenvolver uma vida de gratidão, uma e a outra é a mesma coisa! Não tem como ter vida plena murmurando o tempo todo.

F.T – Para ter uma vida de gratidão preciso crer, preciso ter fé:

  1. NA PRESENÇA DE JESUS EM MIM (Assim como recebeste a Cristo, nele andai)

  2. Crer na presença é fé 2. Andar nele é pela fé

Crer em Jesus e andar em Jesus é o que a Bíblia chama de fé. A fé declara que Cristo está presente em mim; ele em mim é a esperança da glória (Colossenses 1.27)

Crer na presença de Jesus é o começo de uma vida plena!

Eu preciso lutar todos os dias para que esta certeza habite meu coração e eu seja capaz, habilitado por ele mesmo para andar como ele andou.

Presença é fortalecida em devoção, em oração, em leitura das verdades bíblicas repetidas vezes. O pecado, Satanás tenta o tempo todo tirar a verdade de nossa mente, por isso precisamos todos os dias dar manutenção nestas verdades... orando, lendo a palavra... Conversando com Jesus e negando as mentiras de Satanás, porventura tentando nos dizer que estamos sozinhos, que estamos desamparados, que não tem ninguém que nos ajuda. Podemos nos tornar ranzinzas, mexeriqueiros (falando mal dos outros), murmuradores se não temos a consciência da presença de Jesus em nós! Nós precisamos fazer justiça e começamos pelas reclamações, pelas exigências de nossos direitos!

 

FT – Para gerar uma vida de gratidão preciso crer na presença de Jesus, mas também:

II – CRER NO SEU PODER (Enraizado, edificado, firmado)

1) Crer no poder de Cristo é certeza de que estou enraizado nele (Jesus plantou-me nele)

Deveria ser natural uma vez que Cristo está presente em minha vida, eu experimentar seu poder. Mas na prática de muitos crentes, isso não é verdade! De qualquer forma este fato serve como um termômetro se realmente Jesus está presente, pois se realmente está presente, também seu poder... Então precisamos entender esta realidade, para não vivermos enganados. Caso verifique que o poder de Cristo não está operando em sua vida, verifique mais uma vez se há realmente a presença dele em seu coração?

O que mais nos faz reclamar, murmurar senão nosso medo, nossa insegurança quanto ao futuro de nossas realidades aqui? Enquanto eu não tiver certeza de que estou em Cristo e já ressuscitei para uma nova vida, vou viver murmurando... Porque ainda estou olhando os tesouros desta realidade aqui... (Colossenses 3.1-3).

2) Crer no poder de Cristo é desejar ser edificado nele (No propósito dele) A consequência da presença e do poder de Cristo operando em mim que desejarei ser edificado nele, no propósito dele, na direção dele. (Colossenses 2.18-19).

Não mais regerei minha vida pelas minhas obras, pelos meus rituais, para pela certeza de que estou obedecendo a Cristo, sendo edificado no propósito dele.

3) Crer no poder de Cristo é ser confirmado nele (A certeza de que o propósito, o objetivo dele foi alcançado em mim: Estou vivendo na presença dele na história, mas com a certeza de que na eternidade isso já foi consumado).

Ser confirmado em Cristo e ter a certeza de que não temos aqui morada permanente.

Ainda vivemos em relação com as realidades aqui, mas elas são apenas meios para que o propósito dele seja realizado em mim.

Meus relacionamentos é oportunidade para operar minha vida de gratidão, agora não mais olhando para o que o outro faz, mas para como eu faço, como eu reajo, como eu vivo a minha vitória em Cristo.

Meu trabalho é uma oportunidade de demonstrar o quanto amo a Cristo e como tem pessoas ao meu redor precisando de vida plena, precisando de alegria, precisando de satisfação!

Enfim todos os meus envolvimentos, inclusive minhas perdas deveriam relatar a minha esperança em Cristo, a minha alegria em Cristo. Deveria demonstrar minha esperança real. Não a esperança com resultados aqui, mas esperança com resultados eternos.

Jesus disse: Onde estiver o teu tesouro aí estará o seu coração (Mateus 6.19-21)

Nossas tristezas e mágoas, nossas murmurações são resultados de uma vida em que Jesus ainda não se faz presente, por não se fazer presente não opera seu poder enraizando, edificando e revelando as realidades do meu novo reino! Mas também pode significar que não estou dando manutenção as estas verdades pela oração, pela devoção bíblica e adoração a Deus!

Portanto, tudo isso precisa ser motivo de batalha espiritual em oração contínua, em leitura bíblica contínua, em adoração contínua. Tudo isso preciso ser alimentado e realimentado diariamente!