PROPOSTA DE OBJETIVOS PARA EQUIPES MINISTERIAIS
Com o desejo de servir ao povo de Deus nos organizamos com os seguintes ministérios:
1. MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Objetivo: Cumprir e fazer cumprir o estatudo da igreja, provendo soluções para o cumprimento da visão ministerial da mesma.
A. Diretoria - Equipe de seis pessoas responsável pelas execuções das deliberações do conselho e assembleia geral. São os cargos de presidente e vice presidente, secretário e segundo secretário, tesoureiro e segundo tesoureiro.
B. Conselho ministerial - Equipe de líderes da igreja formado pelos líderes de cada ministerio que dá suporte e assume compromissos nos interregnos da assembleia geral.
Equipes executivas:
A. Patrimônio
Objetivo: Avaliar, organizar, coordenar e executar consertos, manutenções e aquisições de itens necessários ao bom funcionamento das instalações físicas do templo e demais patrimônios.
Observar e atender as necessidades de apoio físico patrimonial às celebrações e ensino desejados pelas equipes ministeriais enquanto mantêm em boas condições as estruturas existentes com o mesmo fim.
Responsável - Tesoureiro: Jonil Marques da Silva
Auxiliar de zeladoria: Augusto Rodrigues
B. Comunicação e História
Objetivo: Coletar, armazenar e divulgar informações da igreja em geral, prestando serviço aos ministérios tornando suas atividades conhecidas antes e depois de suas realizações.
Responsável - Secretário: Marilda Ponciano
Auxiliar de digitação:
2. MINISTÉRIO DE EVANGELISMO E DISCIPULADO
A. Escola Bíblica
Objetivo: Ensinar a Bíblia de forma devocional, treinadora e prática através de estudos em classes, encontros de comunhão, participação em missões e promoção do discipulado e ação social.
B. Discipulado Sistemático
Objetivo: Dar apoio aos membros na transmissão dos conceitos presentes na literatura do currículo adotado. Não substitui o ensino pessoal e é complementado pela realidade do relacionamento discipulador, conforme orientação no projeto da igreja.
Visão
Ser referência de treinamento discipulado nos vários níveis de necessidades humanas respondendo a demanda espiritual de nossa época.
Objetivo: Executar a grande comissão conforme narrada em Mateus 28.18-20 através de encontros sistemáticos, propositais e direcionados através de ensinos específicos, usando a estratégia do discipulado um a um, células e formação de congregações e igrejas.
Ministros Responsáveis:
C. Evangelismo e Pastoreio
A. Células
Objetivo: Promover encontros semanais visando a motivação dos crentes em crescer na vida de obediência a Jesus enquanto evangelizam amigos e familiares.
B. Congregações e igrejas
Objetivo: Promover a celebração a Deus em gratidão pelas suas bênçãos e sinalizar de forma mais intensa o testemunho da vida em Cristo para a salvação, libertação e significação existencial no contexto desta geração.
Diretrizes
1) Fortalecer a comunhão e parceria ministerial com líderes de células;
2) Implantar o pastoreio de líderes com reuniões semanais em grupo e mensais (particularmente);
3) Fortalecer o discipulado de ajuda mútua;
4) Convidar, treinar e acompanhar equipe de treinamento ministerial, visando:
- A. Construir, aprovar e divulgar macissamente o plano de discipulado sistemático observando três realidades humanas e espirituais: a. Situação moral viciante; b. Conhecimento Bíblico; c. Capacidades física, intelectual, devocional e moral (integridade, humildade, coragem e dinamismo).
- B. Dar continuidade à classe de discipulado sistemático;
- C. Implantar o retiro de formação espiritual;
- D. Manter o retiro devocional, a sós com Deus;
- E. Formação de líderes de pastoreio;
5) Organizar e treinar equipe para recepção no templo nos horários de cultos;
6) Implantar uma maneira de acompanhamento dominical de frequência aos cultos e as células (Lucas 15.1-7).
Ministro Responsável: Pr. Joaquim Ramos Varanda Filho e Maria de Lourde Javarotti
3. MINISTÉRIO DO CULTO - CELEBRAÇÕES
A. Pregação da Palavra:
Objetivo: Através da pregação e ensino abordar de forma intensa as principais doutrinas bíblicas, visando o evangelismo, a consagração, a vivência da ética cristã, conforto e devoção a Jesus Cristo dos amigos e membros da igreja.
Ministro Responsável: Pr. Joaquim Ramos Varanda Filho
B. Equipe de adoração musical:
Objetivo: Auxiliar a igreja na execução de músicas para adoração pública, preparar o ouvinte para ouvir a pregação bíblica, motivando e despertando membros e ouvintes a uma vida de devoção, obediência e gratidão a Deus.
Ministro Responsável:
5. MINISTÉRIO DA FAMÍLIA
Objetivo: Promover, prover ferramentas e incentivar a vida em família dando suporte as redes de jovens e adolescentes, homens, senhoras e crianças com intuito da integração familiar.
Ministro Responsável: Pr Joaquim e Silbene
Equipes componentes do Ministério da Família e seus objetivos gerais:
A. Infanto-Juvenil
Objetivo: Evangelizar e acompanhar crianças de 0 a +ou- 10 anos, visando integrá-lo na vida da igreja; envolver-se com a família das mesmas de tal forma a dar um atendimento mais completo possível a esta faixa etária.
Ministro Responsável: Silbene Carvalho de Siqueira e Sáuria Cristina de Oliveira Varanda
B. Jovens e Adolescentes
Objetivo: Evangelizar e acompanhar adolescentes e jovens, visando integrá-lo na vida da igreja, além de prepará-lo para a vida pessoal e profissional abrangendo áreas como vocação, relacionamentos interpessoais, namoro, preparo para o casamento, etc.
Ministra Responsável: Zildomar Alves Varanda
C. Mulheres
Objetivo: Evangelizar e acompanhar mulheres casadas, visando integrá-las à vida da igreja, além de prepará-la para a vida pessoal, profissional, familiar e atender necessidades específicas através de informações colhidas na própria rede.
Ministra Responsável: Suzane Lazzarotto da Silva
D. Homens
Objetivo: Evangelizar e acompanhar homens casados, visando integrá-los à vida da igreja, além de prepará-lo para a vida pessoal, profissional, familiar e atender necessidades específicas através de informações colhidas na própria rede.
Ministro Responsável: Cláudio Roberto da Silva
E. Casais
Objetivo: Desenvolver um programa de acompanhamento, pastoreio e ajuda mútua entre casais, providenciando treinamento para a vida a dois e ajudando no exercício dos princípios bíblicos que envolvem a família.
Ministro Responsável:
O PLANEJAMENTO DOS MINISTÉRIOS OBEDECE ÀS SEGUINTES DIRETRIZES
1. Plano de ação elaborado pelas equipes ministeriais observando a visão e a missão da igreja;
2. Plano de ação em seguida é apresentado em reunião do conselho ministerial que se reúne como equipe ministerial;
3. Plano de ação é reavaliado e adequado em reunião com o pastor da igreja ou líder da área;
4. Plano é inserido na agenda anual da igreja conforme prioridades estabelecidas na seguinte ordem de elaboração dos planos: A. Evangelismo e Pastoreio; B. Escola Bíblica; C. Adoração (Cultos); D. Organizações das redes (a. Família, b. Casais, c. Jovens e Adolescentes, d. Crianças, e. Mulheres e f. Homens); E. Comunicação; Patrimônio.