Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



ONLINE
3


Partilhe esta Página



 

 

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".  JESUS

(João 7:38)

Primeira Igreja Batista em Tijucal

Tijucal    Av Espigão 997

Cuiabá-MT

78.088-000

e-mail: pibtijucal@hotmail.com 


PRINCÍPIOS PARA VENCER! I Sam 17.32-54 (PARTE 1)
PRINCÍPIOS PARA VENCER! I Sam 17.32-54 (PARTE 1)

PRINCÍPIOS PARA VENCER!

Texto: I Samuel 17.32-54

ICT: O texto narra a decisão e a caminhada de Davi lutando e vencendo o gigante filisteu.

Tese: O povo de Deus pode sofrer perseguição e humilhação em momentos de sua história, mas quando cada discípulo põe em prática os princípios que Davi usou, certamente sairá vitorioso na vida espiritual e, por conseguinte em todas as áreas da vida que Deus lhe permitir viver.

OG: Pastoral

OE: Que cada discípulo decida aplicar estes princípios para viver em vitória, testemunhando o poder de Deus em sua vida.

 

INTRODUÇÃO

O que é ser vitorioso?

Na minha leitura bíblica entendo que alguém é vitorioso quando Deus é glorificado e quando amados de Deus são edificados pela sua vida! Ou seja, quando Deus é reconhecido como o autor da façanha e a igreja é firmada na sua caminhada de fé.

Sou vitorioso quando meu relacionamento com Deus e com as pessoas está adequado a proposta de Jesus.

Na caminhada para glorificar a Deus precisamos destruir gigantes em nossas vidas e às vezes na vida de amigos, familiares e demais gentes ao nosso redor.

Para vencer precisamos destruir gigantes, mas não podemos fazê-lo de qualquer modo. Precisamos de princípios bíblicos para ser vitorioso.

Inicialmente preciso elencar algumas situações que glorificam a Deus em minha vida e, por conseguinte edifica pessoas ao meu redor:

  1. Uma situação que glorifica a Deus é meu andar reto diante de Deus e de todos.

  2. Uma outra situação que glorifica a Deus é meu crescimento na capacidade de exercitar disciplinas espirituais como oração, leitura da Palavra, adoração como estilo de vida.

  3. Ainda devo elencar outra situação que glorifica a Deus que é o meu desenvolvimento na arte de amar e perdoar a mim, diante das minhas limitações e falhas, sem contudo viver relaxadamente, como se viver pela graça, fosse uma atitude de cinismo e libertinagem.

  4. Uma quarta situação que glorifica a Deus é a minha capacidade de amar e perdoar os meus ofensores, procurando ser promotor da paz em todo ambiente que me encontro.

Estas vitórias no meu relacionamento com Deus me capacitarão e me recomendarão para assumir responsabilidades e privilégios na minha geração.

Muitos outros exemplos podem ser elencados, mas vamos parar por aqui. Vamos ficar com nossa definição de ser vitorioso: GLORIFICAR A DEUS E EDIFICAR PESSOAS. Do ponto de vista de Jesus, quando vivo desta forma, sou vitorioso.

PARA CHEGAR NESSE PONTO EM CADA DIA, EM CADA SITUAÇÃO PRECISO DE ALGUNS PRINCÍPIOS NA MINHA VIDA QUE PODEMOS PERCEBER NA SITUAÇÃO VIVIDA POR DAVI QUANDO VIU SEU POVO SENDO HUMILHADO E O DEUS DE ISRAEL SENDO INSULTADO.

 

VEJAMOS ENTÃO O QUE ESTA EXPERIÊNCIA NOS ENSINA.

  1. PRINCÍPIO: DEVO SER SENSÍVEL E PROATIVO DIANTE DO SOFRIMENTO AO MEU REDOR (V. 32).

Romanos 14.7-8 - Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

I Coríntios 9.22-23 Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.