Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



ONLINE
5


Partilhe esta Página



 

 

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".  JESUS

(João 7:38)

Primeira Igreja Batista em Tijucal

Tijucal    Av Espigão 997

Cuiabá-MT

78.088-000

e-mail: pibtijucal@hotmail.com 


O CAMINHO DA FÉ É A FIDELIDADE
O CAMINHO DA FÉ É A FIDELIDADE

Tema: O caminho da fé é a fidelidade

Texto: Hebreus 12.1-18

ICT – O autor desafia seus leitores a serem perseverantes em seguir o caminho da obediência a Jesus olhando para as situações ao redor como disciplina amorosa do Pai.

Tese: Compreender os fundamentos da fé cristã nos levará a suportas as dificuldades neste tempo presente.

OG: Pastoral

OE: Que cada discípulo seja animado ao enfrentar as lutas diárias se baseando nos fundamentos da fé bíblica conforme o texto nos apresenta.

 

INTRODUÇÃO

O Exemplo de Esaú em desprezar a graça de Deus por causa da fome, da necessidade física (V. 16)

O desafio de não guardar mágoa diante das dificuldades de relacionamentos (v. 14-15)

Relacionamentos e situações que exigem nossa atenção e que não estão em harmonia com o desafio da fé são contínuas em nossas vidas. Somos desafiados em cada passo a viver a fidelidade a Deus diante dessas lutas diárias. Relacionamentos pessoais, relacionamentos com o dinheiro que envolve a alimentação, a nossa segurança... Enfim são coisas que precisam estar presente em nossas vidas, mas não podem levar-nos a infidelidade...

Para ser fiel diante das lutas e dificuldades é necessário:

  1. ENTENDER A PROPOSTA DE VIDA QUE JESUS NOS FAZ (V.1,2)

A fidelidade é fruto do entendimento da proposta de vida que Jesus nos dá. Somente quem entendeu o projeto do evangelho será fiel aos princípios do amor, da obediência, da moral que Deus requer de nós. Se não entendermos que nossa proposta de vida é o relacionamento com o Deus todo poderoso e isso numa perspectiva de eternidade não conseguiremos ser fiéis aqui.

Leia os versos  18-28.

 

Para ser fiel diante das lutas e dificuldades é necessário:

  1. MANTER O FOCO NO MODELO DE NOSSO SENHOR (V. 2)

Nossa fidelidade é fruto da fé em Jesus e no seu estilo de vida aqui na terra e da recompensa que teve.

Se quisermos qualquer outra recompensa pela nossa fidelidade que não seja a recompensa de assentar-se com Jesus na eternidade estamos fadados ao fracasso.

  • A comunhão com Jesus refletirá nossos valores – Fitar os olhos em Jesus significa dentre outras coisas, andar em comunhão com Ele. Pensar nas coisas que são de cima onde ele está (Colossenses 3).

  • É a grande necessidade de concentração que temos hoje... Concentrar-se em Jesus pelo que Ele é e não somente pelo que ele pode fazer por nós!

Concentrar-se em Jesus pelo que Ele quer e não pelo que nós queremos.

 

Para ser fiel diante das lutas e dificuldades é necessário:

  1. COMPREENDER A DISCIPLINA COMO ATO PATERNO – AFINAL SOMOS FILHOS (V. 5-11)

O verso 7 diz: Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina...

Um filho precisa obedecer ao Pai – Todo esforço do pai é pelo bem do filho.

Este revela que somos treinados a agir como Jesus mediante situações de dificuldades, situações reais que exijam uma atitude parecida com a de Jesus. Não fossem estas situações nunca saberíamos se somos filhos ou não de Deus...

Romanos 8.28

II Coríntios 1.4

 

Para ser fiel diante das lutas e dificuldades é necessário:

  1. COMPREENDER QUE SOMOS CHAMADOS PARA A COMUNIDADE E A SEPARAÇÃO POR QUALQUER MOTIVO NUNCA É JUSTIFICADA DIANTE DE DEUS (V. 13)

A luta para permanecer junto em comunhão com a família, com a igreja... Deve ser nosso foco diário.

Deus espera que eu lute pela família... Não podemos abandonar nossos entes queridos sob qualquer argumento, por mais justificado que seja. A mesma coisa a comunhão com os santos e com os futuros santos ao nosso redor. Nosso testemunho deve visível nesta área, jamais abandonando qualquer tipo de pessoa que se aproxime de nós ou mesmo que precisa de nossa aproximação!

CONCLUSÃO

A fé é fidelidade... Sem fidelidade não há fé. Os desafios são diários, mas somos de Jesus. Alcançados pela graça de Jesus. Confie que Deus nos dará a vitória sempre! Não desanime diante dessas lutas. Elas sãos reais e nosso caminho é a perseverança em olhar para nosso Senhor, em receber cada situação difícil como um tipo de ensino, de disciplina de Deus.

Que Deus nos abençoe em Jesus!