Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



ONLINE
4


Partilhe esta Página



 

 

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".  JESUS

(João 7:38)

Primeira Igreja Batista em Tijucal

Tijucal    Av Espigão 997

Cuiabá-MT

78.088-000

e-mail: pibtijucal@hotmail.com 


CLAME A MIM_JEREMIAS 33.1-16
CLAME A MIM_JEREMIAS 33.1-16

 

TEMA: CLAME A MIM

TEXTO: JEREMIAS 33.1-16

ICT: Deus manda Jeremias clamar que Ele vai responder e dizer coisas grandes e insondáveis.

Tese: Deus quer trazer ao coração de cada filho, revelações íntimas; pessoais visando cura e prosperidade.

OG: Consagração

OE: Que cada filho de Deus decida viver em clamor diante do Pai.

 

INTRODUÇÃO

O que é viver em clamor diante de Deus?

Viver em clamor diante de Deus é o estilo de vida do filho de Deus. Não é algo extraordinário, mas algo normal na vida do filho de Deus. É uma vida de oração efetiva.

Uma vida de oração efetiva é uma vida que fala com Deus e ouve a Deus. O texto de Jeremias não fala de fazer algo, mas de dizer algo. A resposta de Deus aos seus filhos não é exatamente algo feito, mas precisamente algo dito, entendido, revelado ao coração do filho. É o que o Novo Testamento chama de rhema. Rhema é diferente de logos. Logos é toda palavra dita por Deus. Rhema é a palavra que foi recebida de Deus no coração de algum filho. É uma revelação dada a alguém, intimamente, pessoalmente. O caminho para esta realidade é a oração, é o clamor diante de Deus.

Uma vida de clamor não negligencia as revelações de Deus, mas as recebe. Portanto clamar a Deus não é algo a parte de sua Palavra. Mas também não é só o logos, o texto, mas a entrelinha, a aplicação individual e comunitária, momentânea e eterna, geral e específica. É uma conversa pessoal, renovadora, transformadora para si e para além de sim, para o mundo.

 

O que esperar quando realmente estamos clamando ao Senhor?

A Bíblia está repleta da Palavra de Deus para ser revelada aos que clamam. Para ser entregue aos que oram de verdade, desejosos de falar, mas principalmente de ouvir a mensagem de Deus.

 

Neste sentido, as revelações íntimas, grandiosas e insondáveis que Deus quer nos trazer fazem parte de que realidade?

O texto de Jeremias que estamos lendo, traz algumas notas que vão aparecer em toda a Bíblia e que deve fazer parte de todo aquele que quer andar em intimidade com Deus. Deve fazer parte de todo aquele que quer viver um estilo de vida de filho de Deus: Clamando a Ele!

 

Então o que podemos esperar quando vivemos em clamor diante do Pai?

1. DEVO ESPERAR REVELAÇÕES DE JUÍZOS DE DEUS (vs. 4-5)

Deus é santo e justo. Todo quanto se aproxima de Deus deve esperar perceber o pecado em si e ao derredor. Uma vida de clamor que não percebe a santidade de Deus ainda não clamou verdadeiramente!

 

Podemos esperar também:

2. REVELAÇÃO SOBRE RESTAURAÇÃO, CURA, PAZ E PROSPERIDADE PARA A IGREJA (V. 6-8)

Quando clamamos a Deus e recebemos sua Palavra, há revelação do pecado, mas também do perdão, da graça salvadora. O filho de Deus é levado a confissão e ao recebimento de perdão. Quando oramos e saímos da oração ainda em tristeza e desânimo, meu clamor não foi bíblico, pois não me abri para as revelações de graça e misericórdia divina!

 

A. Prosperidade não é algo externo a mim, mas algo que possuo dentro de mim. Só Deus pode dar a prosperidade. Uma pessoa próspera é alguém que não depende do que tem, mas do que se é. Ela pode perder tudo, mas levanta do dia seguinte, cheio de esperança e fé. Ela não desanima diante das adversidades. Enquanto há fôlego, há esperança! Só Jesus pode curar a igreja e lhe trazer prosperidade.

 

B. Junto com a cura da alma vem a segurança que é fruto de um coração próspero. Ele é próspero porque está seguro em Deus. Suas esperanças não são baseadas em coisas terrenas, mas na certeza da eternidade. Enquanto vive aqui, cumpre propósito do Pai. Enquanto possui algo, cumpre propósitos do Pai. Se morre, morre para o Pai. Ele está seguro, mesmo que tudo não funcione aqui, porque ele sempre funcionará em Cristo. Cristo é o seu Senhor e Salvador. Você tem segurança? Se você morrer hoje, você está seguro? Ou a morte é o fim de tudo?

 

Também devemos esperar quando clamamos,

3. REVELAÇÃO SOBRE A MISSÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA (14-16)

Externa (vs. 14-16) e Interna (vs. 17-26)

O filho de Deus é chamado para cuidar de outros filhos de Deus. Somos chamados para contar ovelhas. Na realidade a ovelha é figura do crente. Todos somos ovelhas e somos chamados a cuidarmos uns dos outros. Percebermos, importarmos uns com os outros. Contar ovelhas e perceber que alguém não veio ao culto, perceber que alguém está tendo dificuldades e procurá-lo em amor!

Algumas das ovelhas de Deus estão do lado de fora da comunidade, para elas nossa missão é evangelística. É ir buscar. É a missão externa.

Outras ovelhas já estão na comunidade, mas precisam de cura ainda. Por elas vamos interceder, motivar, ajudar orientar no caminho para que também recebam suas vitórias pessoais, mediante uma vida de clamor e obediência ao Pai.

 

CONCLUSÃO

O que devemos esperar quando clamamos ao Pai. Que Palavra Deus traz ao nosso coração?

Em resumo:

1. Deus quer trazer palavras de julgamento – Quer nos santificar. Diz a Bíblia: Sede santos, como eu sou santo, diz o Senhor! (I Pedro 1.16)

2. Deus quer trazer-nos a palavra da salvação, a palavra da cura. Jesus quer nos libertar.

A Bíblia diz: Aquele que o Filho libertar, verdadeiramente será livre (João 8.36)

3. Deus quer trazer missão aos outros. Enquanto luto por mim, sou comissionado, motivado por Deus para cuidar de outros. Ele me capacita. Ele me faz crer. Uma vida de clamor nos levará a muitas palavras grandes e insondáveis. Todas elas relacionadas com a revelação do pecado, com a cura da alma em Cristo e com a missão para dentro e para fora no corpo de Cristo!

João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

 

Comece hoje a clamar ao Senhor! Ele tem palavras grandes e insondáveis para revelar ao seu coração.

 

Deus abençoe sua vida e serviço aos santos!