A VIDA MANIFESTADA NA PRÁTICA - I Cr 29.12
A VIDA MANIFESTADA NA PRÁTICA - I Cr 29.12
Tema: A vida manifestada na prática!
Texto: I Crônicas 29.12
ICT: Davi afirma que a vida manifestada em forma de riqueza, poder, honra vem Deus!
Tese: Seremos de Deus, se o uso do dinheiro revelar nosso temor a Ele!
OG: Doutrinário
OE: Que cada discípulo decida usar o dinheiro em suas mãos com a visão de que ele representa sua vida e, portanto, deve revelar se está vivendo para Deus ou não!
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
I Crônicas 29.12
“A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos”.
Temos aqui palavras que só o dinheiro pode representar em nosso mundo físico: Riqueza, honra, domínio, força e poder! E mesmo que você diga, tenho tudo isto sem dinheiro, no fundo, no fundo você sofre por que não vê isso na prática...
A única solução para o alívio deste sofrimento é a compreensão da vida na perspectiva de Deus!
Mas em se tratando de vida prática, a necessidade do uso do dinheiro é algo pragmático. Não há questionamento, não há dúvida, não há quem prove ou viva ao contrário. O uso do dinheiro é uma necessidade e ponto final. Então precisamos refletir sobre o uso dele, já que não podemos sequer existir sem ele, precisamos aprender como lidar com ele sendo homens e mulheres de Deus! Amém?
Vejamos:
O dinheiro é uma extensão do ser humano... Se o ser humano for temente a Deus, o dinheiro seguirá os princípios de Deus, o contrário também é verdadeiro!
Só temos dinheiro como representação do que realizamos com nossas forças, com nossos talentos, com as oportunidades que se nos apresentaram. O dinheiro, portanto é apenas uma extensão, ou um resultado, da vida. Um resultado da força, do talento, das oportunidades...
Você só tem força porque Deus lhe dá força, você só tem oportunidade porque Deus lhe dá oportunidade... amigos, conhecimento... Enfim tudo vem de Deus e com este tudo que Deus lhe concede, você ganha dinheiro e consegue mais algumas outras coisas, mais alguns amigos, mais alguns recursos... Mas tudo vem Deus Deus!
I – A VIDA, O PODER E A RIQUEZA PERTENCEM A DEUS
PARA OS FILHOS DE DEUS, SABER O QUE DEUS PENSA SOBRE A VIDA, REVELARÁ O QUE ELE DEVE FAZER COM O DINHEIRO EM SUAS MÃOS.
-
A RIQUEZA PERTENCE A DEUS
-
O PODER SUSTENTADOR DA VIDA PERTENCE A DEUS
-
A SUSTENTAÇÃO DAS REALIDADES FÍSICAS OU NÃO, É COMPETÊNCIA DE DEUS!
II – O DINHEIRO REPRESENTA ESTES ELEMENTOS NA SOCIEDADE: VIDA, PODER, RECONHECIMENTO... ELE É UMA EXTENSÃO DO NOSSO SER.
O DINHEIRO É UMA EXTENSÃO DO SER HUMANO E PROPICIA AÇÕES ABRANGENTES (QUER SABER QUANTO ALGUÉM É PODEROSO? DESCUBRA QUANTO ELE POSSUI EM RIQUEZA)
O grande dilema desta verdade é que há caminhos que para o homem podem ser de realização, satisfação e até mesmo como sendo a própria vida, mas o fim... a última instância é a tristeza, a dor, a morte... Pois só Jesus é vida!
O dinheiro como extensão do ser humano, simula a vida, mas não é a vida, simula o poder, mas não é o poder... Nalgum ponto da história a casa vai cair... O poder vai cair.
O DINHEIRO REPRESENTA ESTES ELEMENTOS NA SOCIEDADE: VIDA, PODER, RECONHECIMENTO... ELE É UMA EXTENSÃO DO NOSSO SER.
-
O DINHEIRO PATROCINA A VIDA NA SUA ORIGEM – SE VOCÊ NÃO TEM DINHEIRO, PROVAVELMENTE ESTARÁ EM GRANDE PERIGO DE VIDA.
-
Até o mesmo o elemento mais abundante no planeta e mais precioso para a sustentação da vida, conseguimos com o dinheiro: A água! E á medida que os anos passam, mais escassas ficarão as reserva de água do planeta!
-
Que falar da medicina, do alimento...do arroz do feijão... da batata...
-
O grande dilema desta verdade é que o patrocínio da vida feito pelo dinheiro se resume apenas para esta existência.
VEJA A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO! (Lucas 12.13-21)
"Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". (Lucas 12.21)
-
O DINHEIRO PATROCINA A VIDA E O PODER NA SUA EXTENSÃO E PROLONGAMENTO DELA. POSSIBILITA INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PARA O BEM ESTAR E A PRÓPRIA SAÚDE HUMANA.
O grande dilema dessa verdade é que a história revela que apesar da vida ser mais longa, pelo menos alguns pensam assim, não trouxe e não trará a eternidade jamais. O grande sonho da ciência de encontrar a FONTE DA eterna JUVENTUDE, promoverá a vida durante alguns anos ainda, mas realmente não poderá mantê-la como sonham!
Este texto de I Crônicas revela o que Deus realmente é em relação a vida e a toda a existência.
III – COM BASE NISSO, DEVEMOS AVALIAR NOSSA VIDA COM BASE NO USO DO DINHEIRO:
ALGUNS CONSELHOS BÍBLICOS PARA A VIDA NO USO DE SUA EXTENSÃO MAIS ABRANGENTE: O DINHEIRO!
-
JÁ QUE O DINHEIRO É A EXTENSÃO DE SUA VIDA, ELE DEVERÁ INDICAR A SUA SANTIDADE!
Quando você olha para o uso de seu dinheiro, o que ele revela sobre sua santidade?
Deus diz:
pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. (I Pedro 1.16-17)
Onde você gasta seu dinheiro? Você compra programas na televisão que glorifica a Deus? Você compra produtos para sua casa que glorifica a Deus? Você investe em serviços que glorifica a Deus?
Quando você compra um produto de alguém que engana o fisco, ou seja, não recolhe imposto, você acredita que está promovendo o reino de Deus ou o reino de Satanás?
Quando você assiste filmes que promovem o entretenimento e os valores do mundo Disney, da Globo você acredita que está exercendo sua santidade ou promovendo a promiscuidade!
Quando você vê vídeos gratuitos que expressam mentiras, enganos, maldade, injustiça, mesmo com tom de brincadeira, você acredita que está apenas sorrindo? Ou você não sabe que milhões de dólares estão sendo ganhos por pessoas que acreditam e querem tirar vantagem com estas mentiras?
-
JÁ QUE O DINHEIRO É A EXTENSÃO DE SUA VIDA, ELE DEVERÁ INDICAR SUA MISSÃO!
Quando você avalia o uso de seu dinheiro você descobre sua missão.
-
Para que estou vivendo? Para mim ou para minha família?
Será que você poderia pensar como o apóstolo Paulo em Filipenses 1.20-21.
Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Você sabe que foi recriado para as boas obras e que deve fazer disso seu estilo de vida? Veja Efésios 2.10.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.
-
Você sabe que sua missão é ser parceiro de Deus na obra de salvação do mundo?
A sua missão é glorificar a si próprio, propiciar a si próprio os maiores benefícios possíveis, ou você sabe que existe; que foi criado para ser instrumento para Deus e para a salvação do mundo?
Mateus 28.19-20
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
-
JÁ QUE O DINHEIRO É A EXTENSÃO DE SUA VIDA, ELE DEVERÁ INDICAR SUAS PRIORIDADES OU SEUS VALORES RELACIONAIS COMO PAI, MÃE, EMPRESÁRIO, ENFIM TUDO QUE VOCÊ EXERCITA COMO SER HUMANO!
-
Qual a sua prioridade como Pai ou mãe? Estar presente ou dar presente? Se para estar presente você gasta mais do que dá um presente? O que você escolhe?
-
Qual a sua prioridade como profissional? Propiciar uma vida de qualidade pra você ou acumular uma vida de qualidade para seus descendentes? O que seria uma vida de qualidade? Valores sobre trabalho, honestidade, esforço ou ostentação, domínio sobre outros, vencer a qualquer custo?
CONCLUSÃO
Aprendemos que:
I – A VIDA, O PODER E A RIQUEZA PERTENCEM A DEUS;
II – O DINHEIRO REPRESENTA ESTES ELEMENTOS NA SOCIEDADE: VIDA, PODER, RECONHECIMENTO... ELE É UMA EXTENSÃO DO NOSSO SER.
III – COM BASE NISSO, DEVEMOS AVALIAR NOSSA VIDA COM BASE NO USO DO DINHEIRO:
-
O DINHEIRO DEVE REFLETIR NOSSA SANTIDADE
-
O DINHEIRO DEVE REFLETIR NOSSA MISSÃO
-
O DINHEIRO DEVE REFLETIR NOSSOS VALORES RELACIONAIS